domingo, 31 de maio de 2009

"O Prazer da Leitura)


Li ontem um pequeno livro editado pela FNAC em parceria com as Edições Teorema com vista a comemorar o Dia Mundial do Livro em 2009.

É uma colectânea de contos de cinco autores portugueses (Richard Zimler, de origem norte-americana, naturalizou-se português em 2002 e vive no Porto (claro)) que, na minha opinião, traduzem parte do que melhor se faz por cá.

Começa com um texto de Walter Hugo Mãe, esplêndido, dentro do seu registo habitual, explorando um mundo rural, ao mesmo tempo ingénuo e agressivo e vai continuando com Jacinto Lucas Pires também dentro do seu tipo de escrita um texto que tem tanto de insólito como de arrebatador; imaginem alguém que aperfeiçoa ao limite a técnica de roubar livros nas livrarias... E o resto que se segue.

Segue-se Patrícia Reis que eu não conhecia mas, após a leitura deste pequeno texto comovente na sua realidade, me deixou com grande curiosidade em relação à sua escrita. Jorge Reis Sá, outro autor ainda desconhecido para mim, que apresenta um trabalho que tem tanto de surpreendente como de possível numa linguagem actual e flexível, conforme o que está a escrever. Presenteia-nos até com belíssimos excertos de poesia de Eugénio de Andrade e de Alexandre O’Neill.

Por fim Richard Zimler, autor por demais meu conhecido e de quem sou absolutamente fã (não incondicional, nunca incondicional de ninguém) que nos faz visitar a mente de uma menina portuguesa emigrada na América com a sua família portuguesa com quem não se identifica. Pouco proficiente no seu Inglês, ainda, vive momentos solitários…

Bom, mais uma obra a ler. Uma perolazinha que se lê numa tarde de calor.

Sem comentários:

Publicar um comentário