sexta-feira, 22 de maio de 2009

“Dewey o gato que comoveu o mundo” de Vicki Myron com Bret Witter


Fui à Bertrand, vi lá este lindo gato vermelho tabby, de olhos cor de âmbar, que me observava atentamente e, ainda por cima, rodeado de livros! Não resisti, comprei.

Conta-nos uma história verídica narrada pela pessoa que a protagonizou. Basicamente trata-se do aparecimento de um gatinho na caixa de devoluções dos livros da biblioteca de uma pequena cidade no Iowa, abandonado, esfomeado, enregelado, mas pronto a dar tudo o que dele nem se poderia suspeitar.

O aparecimento de Dewey na biblioteca veio torná-la mais humana, mais dinâmica, mais interessante e, por isso mais visitada. O gato parecia ter uma intuição muito especial para dar mais atenção às pessoas que dele mais necessitavam ou que, por qualquer razão se encontravam mais vulneráveis ou carentes.

Intuitivo, como já referi, paciente, interagia com as pessoas da forma que estas mais necessitavam.

O seu caso foi-se espalhando tendo sido notícia nos meios de comunicação social locais, nacionais (americanos) e internacionais (até no Japão!).

É uma história sem grande valor literário mas, para quem como eu gosta de gatos e de livros, agradável de ler e até comovente.

Sem comentários:

Enviar um comentário